Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 17:15:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de uma App de Comunicações Móveis para Windows Phone8

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações a nível mundial, incluindo clientes como a Vodafone, Telefónica, Orange/France Telecom, Deutsche Telekom, TeliaSonera, entre outros.

O RCS (Rich Communication Suite) é uma iniciativa da indústria das Telecomunicações que conta com a participação dos fornecedores de infra-estrutura de rede, fabricantes de telemóveis e Operadores de Telecomunicações. A iniciativa RCS é coordenada pela associação GSMA. A WIT desenvolve aplicações RCS para a GSMA e alguns dos Operadores Europeus.

Em Outubro de 2012 foi lançado o Windows Phone 8. Fruto da parceria entre a Microsoft e a Nokia e com o objectivo de competir com as plataformas Android e iOS. Embora ainda seja uma plataforma móvel com pouca penetração no mercado, parece-nos interessante fazer uma experiência e portar as apps RCS para esta nova plataforma da Microsoft de modo a ganhar algum conhecimento no desenvolvimento de apps para este novo sistema operativo.

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento bastante sólido sobre a especificação RCS, experiência em protocolos (SIP, RTP, MSRP, HTTP), desenvolvimento de apps para WindowsPhone8. Espera-se que no final do estágio o aluno tenha um protótipo 100% funcional que possa ser submetido a um internal-assessment e que permita ganhar experiência nesta plataforma móvel.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de uma app móvel para a plataforma Windows Phone que cumpra os requisitos da especificação RCS.

O objectivo do estágio consiste na porting de uma app para telemóveis WindowsPhone8 que cumpra os requisitos da especificação RCS.

O estagiário deverá começar por estudar a especificação RCS. De seguida, deverá avaliar as apps RCS existentes para outras plataformas móveis (iOS e Android). Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca das apps existentes. Deverá ainda estudar em detalhe todos os trends e técnicas relativas ao desenvolvimento de apps para WindowsPhone. Deverá ainda estudar os protocolos necessários para a implementação da app: SIP, RTP, HTTP, MSRP.

Passo seguinte e importante será a análise de requisitos do projecto.

Antes de iniciar os desenvolvimentos principais, o estagiário deverá executar primeiro algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos e dos protótipos iniciais, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desejadas.

A solução deverá ser incluída no ambiente de testes da WIT e deverá estar disponível para a execução de um internal trial.

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do Project Backlog
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenvolvimentos:
---- Discovery Mechanism;
---- Chat 1-to-1;
---- Delivery Notifications;
---- File Transfer
---- Location Share

- Preparação da demonstração intermédia
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos:
---- Group Chat;
---- IP Voice Calls;
---- IP Video Calls;
---- Image Share;
---- Video Share;
---- File Transfer in Group Chat

- Suporte ao Quality Assurance da App móvel
- Preparação da demonstração final
- Documentação final do estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado (se tiver bom desempenho) para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Rui Gil
rui.gil@wit-software.com 📩