Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 21:22:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Base de apoio a decisão para series temporais de sensorização, no contexto

Área Tecnológica

Bases de Dados

Local do Estágio

DEI-FCTUC, colaboração com a empresa ISA

Enquadramento

No contexto de monitorização de depósitos "Oil&Gas", são recolhidas series temporais de informação de sensores (de nível e outros) de milhares de depósitos. A informação proveniente dessas aquisições tem de ser analisada com o fim de determinar anomalias e acções a tomar.
As series temporais extraídas dos depósitos são analisadas e classificadas, sendo construída uma base de conhecimento de casos que permite detectar e classificar situações e determinar acções. Actualmente, este processo requer intervenção humana com um certo peso, tornando-se num factor crítico no contexto do serviço aos clientes.

Objetivo

Pretende-se criar soluções inovadoras para um sistema de apoio a decisão que minimize a necessidade de intervenção humana. Desta forma ganha-se em economia de tempo, dinheiro e diminuição no tempo de informação ao cliente.

A nível cientifico pretende-se investigar estratégias de representação, classificação e apoio à decisão a partir das series temporais, com cariz de automatização. Pretende-se ainda investigar meios de oferecer escalabilidade ao sistema.

O trabalho incluirá os seguintes tópicos:

1. Analise do estado da arte no que respeita a classificação de series temporais, bem como em representação e sistemas de apoio a decisão baseados em series temporais;

2. Propostas de representação e organização da informação extraída das series temporais em base de casos representativos de situações que exigem tomada de decisão;

3. Bancada de testes experimental, resultados e publicações;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Analise do estado da arte no que respeita a classificação, bases de casos e sistemas de apoio a decisão baseados em series temporais; (mês 1)
2. Propostas de classificação e base de casos de series temporais. Representação e organização da informação em base de apoio a decisão. (mês 2 a 5)
4. Escrita de relatório intermédio. (mês 6)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

5. Propostas de classificação e base de casos de series temporais. Representação e organização da informação em base de apoio a decisão. (mês 7)
6. Setup experimental, experimentação, resultados (mês 8 a 10)
7. Escrita de tese e artigos sobre o assunto (mês 9 a 12)

Condições

Estagio não remunerado. Este estágio acontece no seio de uma colaboração entre um grupo do DEI/CISUC e a empresa ISA. Está associado a um plano de proposta de projecto QREN em co-promoção sobre o assunto, que será submetido em Agosto. A espectativa é que caso o projecto venha a ser aceite, este estágio seja remunerado a partir de Janeiro.

Orientador

Pedro Furtado, Fernando Barros, Bruno Cabral, Filipe Araujo, Antonio Damasceno
pnf@dei.uc.pt 📩