Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 03:14:15 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Determinação e Visualização de Eficiência de Consumo

Área Tecnológica

Bases de Dados

Local do Estágio

DEI-FCTUC, em colaboração com a EDP-Distribuição

Enquadramento

No contexto de monitorização de consumos são recolhidas series temporais de informação. A forma de gerir e visualizar essa informação é um assunto de interesse, quer para a EDP-Distribuição, quer em termos científicos para o CISUC/DEI.

Objetivo

A informação proveniente das aquisições pode ser utilizada para os clientes fazerem escolhas racionais no que respeita aos seus consumos. Permite-lhes tomarem conhecimento da quantidade de energia, preço e pegada de carbono, conhecer o consumo por equipamento e fazer escolhas mediante tarifários dinâmicos com preços diferentes para diferentes alturas. O grau de adesão dos clientes a este tipo de soluções está também muito dependente do grau de intuitividade e percepção de valor que o cliente obtenha do serviço.

A nível cientifico pretende-se investigar estratégias de representação, apoio a decisão, gestão da informação e visualização.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Reuniões com elementos da EDP para melhor definir as necessidades, dados colectáveis e ideias de eficiência para clientes.

2. Analise do estado da arte no que respeita a sistemas existentes para analise no contexto da energia, de representação e sistemas de apoio a decisão;

3. Inicio de propostas de mecanismos. Pretende-se propor soluções, estudar alternativas e criar um caso de estudo para teste dessas propostas;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4. Continuação de propostas de mecanismos.

5. Bancada de testes experimental, resultados;

6. publicações

7. escrita da tese

-------Set-O----Nov-D----Jan-F--Mar-A---May-J
1--------x--------x
2--------x--------x
3--------x--------x
4-----------------x

5-----------------x-------x-------x------x
6-------------------------x-------x------x
7---------------------------------x------x

Condições

Este estágio é feito no DEI/CISUC, resultando de uma colaboração entre o centro de investigação e a EDP-Distribuição. A equipa do DEI/CISUC terá interação relevante com uma equipa da EDP-Distribuição, sendo que haverá um elemento de orientação da parte da empresa.

O estágio não é remunerado.



Orientador

Pedro Furtado, Alberto Cardoso
pnf@dei.uc.pt 📩