Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 01:55:38 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Software Defined Networking for Datacenter Cloud Environments

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A emergência do paradigma do Cloud Computing em conjunto com os modelos Everything-as-a-Service (seja Infraestrutura, Plataformas ou Software) criou as condições para uma mudança de fundo que afeta a forma como os recursos computacionais são geridos e distribuídos. Embora partilhando algumas semelhanças com o antigo paradigma centralizado, o Cloud Computing baseia-se em infraestruturas distribuídas, no contexto das quais os Data Centers desempenham uma função primordial como fornecedores de recursos computacionais, geridos de uma forma elástica e flexível, em função das necessidades dos clientes.

Neste contexto, o crescente recurso a tecnologias de virtualização (sendo estas também uma das pedras de toque do Cloud Computing) trouxe um acréscimo significativo em termos das solicitações colocadas à infraestrutura de rede, em termos de gestão, desempenho ou flexibilidade (como é o caso da criação e gestão de overlays), implicando um grande esforço em termos da adaptação em tempo real às necessidades do Data Center. Esta é uma questão vital para a eficácia e desempenho das infraestruturas como um todo, visto afetar de forma decisiva a operação dos clusters de máquinas virtuais e as Storage Area Networks (SAN) que lhes dão apoio, limitando a sua eficiência operacional.

Neste contexto, o uso de tecnologias SDN (Software Defined Networking), pode ser decisiva em termos da optimização e flexibilização da infraestrutura de rede dos Data Center, no sentido de proporcionar mecanismos programáveis que podem ser integrados com a camada de gestão de virtualização. Esta via poderá eventualmente dar lugar a um cenário auto-adaptativo, em que a infraestrutura de rede poderá adaptar-se dinamicamente em função das necessidades do Data Center.

Objetivo

Para este trabalho, o estagiário deverá familiarizar-se com o trabalho já feito em contextos semelhantes e com o estado da arte nesta área.
Posteriormente, o estagiário deverá participar na concepção e desenvolvimento de arquitetura proposta, uma tarefa que será liderada pela Universidade de Coimbra.
Estão assim previstos os seguintes objectivos:
-Ambientação com projeto e com estado da arte na temática do Software Defined Networking, ambientes de virtualização e cloud management.
-Proposta de uma arquitetura, tendo em conta os requisitos previamente identificados.
-Implementação.
-Testes de validação, packaging e escrita de documentação de suporte.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Familiarização com o tema do trabalho, com o projeto e com o estado da arte (7 semanas).
- Escrita da primeira versão da arquitetura a propor (3 semanas).
- Discussão e refinamento da arquitetura (3 semanas).
- Documentação e Escrita do Relatório Intermédio de Estágio (2 semanas).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento e integração da arquitetura proposta (7 semanas)
- Validação dos componentes desenvolvidos e respectiva integração (5 semanas).
- Documentação final e Escrita do Relatório/Dissertação (3 semanas).

Condições

A capacidade de trabalho em equipa e a autonomia serão fatores essenciais, dado que o candidato ficará enquadrado num projeto com uma forte componente de investigação.

Observações

Existe a possibilidade de remunerar o estagiário com uma Bolsa de Investigação, com valores e condições a definir em função do perfil e da disponibilidade do candidato.

Co-orientador: Prof. Paulo Simões

Orientador

Tiago Cruz
tjcruz@dei.uc.pt 📩