Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 21:34:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Smart Recommendation Engine for Tourism & Mobility

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Actualmente existe uma necessidade cada vez maior de criar aplicações, dispositivos e sistemas que sejam fáceis de utilizar e que permitam satisfazer as necessidades dos utilizadores de acordo com as características do contexto em que este está inserido.
O crescente número de sensores disponíveis nos dispositivos móveis, capazes de reunir informação de contexto tais como temperatura e presença, e também o número crescente de serviços online com conteúdos gerados pelos utilizadores, apresentam-se como fontes de contexto que permitirão a futuras aplicações uma melhor contextualização dos serviços/conteúdos a disponibilizar. Além disso, a sinergia entre as técnicas de filtragem colaborativa e a computação sensível ao contexto permitem apresentar recursos sempre mais enquadrados com as necessidades dos utilizadores, melhorando assim os sistemas de recomendação. Especificamente no domínio do turismo, a sugestão pró-activa de recursos (pontos de interesse, eventos e rotas) pertinentes e de interesse para o utilizador é bastante útil.

Este projecto visa o desenvolvimento de módulos ou componentes de comunicação com diversas fontes de informação online (OpenWeatherMap, OpenTripPlanner) e feedback das redes sociais (Facebook, Instagram, Foursquare) para o enriquecimento da informação a disponibilizar por um motor de context-aware de uma plataforma existente no âmbito do turismo e da mobilidade urbana. Pretende-se ainda que seja desenvolvida uma componente de processamento e análise dos conteúdos adquiridos de forma a alimentar um sistema de recomendação. Em particular, a abordagem poderá ser fortemente baseada em técnicas de filtragem colaborativa, recomendações baseadas em grafos, entre outros mecanismos a estudar. Pretende-se que o sistema a implementar seja escalável e integre com a plataforma atual numa arquitectura loosely-coupled e tire partido de tecnologias NoSQL e de processamento distribuído. De uma forma geral, o projecto integra perfis de utilizador, pontos de interesse, eventos, rotas e outras actividades que permitam quantificar a relevância de um recurso para o utilizador, tais como comentários, likes, fotos e interacção com a sua rede de amigos.

Objetivo

- Análise das variáveis de contexto relevantes para a plataforma de Turismo e Mobilidade;
- Desenho do modelo de representação e armazenamento de informação de contexto;
- Definição da interface de serviços com o exterior e desenvolvimento de uma framework de integração de serviços de acesso (entrada de informação de contexto proveniente das fontes de informação online, sensores dos dispositivos móveis e de outro tipo de inputs);
- Implementação de um mecanismo de recomendação com base na informação de contexto e em métodos de filtragem colaborativa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Familiarização com o conceito de aplicações orientadas ao contexto;
T2 – Análise da plataforma de Turismo e Mobilidade existente na empresa.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Especificação dos Requisitos do Sistema e Definição da Arquitectura da Solução;
T4 – Desenvolvimento do sistema especificado;
T5 – Ensaio e Testes do Sistema desenvolvido.

Condições

Perfil requerido do candidato
• Autonomia e espírito crítico;
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores;
• Enorme motivação e disponibilidade;
• Fluência em Inglês.

Orientador

Carlos Oliveira
coliveira@ubiwhere.com 📩