Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 11:57:32 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Análise e Monitorização da Performance de Sistemas na Cloud

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

OneSource

Enquadramento

Este estágio enquadra-se no Projeto Mobile Cloud Networks, um projeto europeu que teve início em 2012 e que é dedicado às redes e sistemas na cloud, contando com a participação de vários parceiros europeus como a Intel, NEC, PT, Fraunhofer, entre outros. No âmbito deste projeto serão investigados diversos mecanismos inovadores, ao nível das redes 4G, IMS, Redes Móveis e Infraestruturas Distribuídas na Cloud. Serão desenvolvidas e integradas diversas ferramentas que permitam a adoção e manutenção de redes virtualizadas na cloud.
O objectivo do presente trabalho será desenhar e desenvolver um sistema de manutenção e monitorização com o objetivo de assegurar a performance e qualidade de uma infraestrutura na cloud. Esta plataforma deverá dar suporte a vários paradigmas de utilização, no domínio da monitorização e controlo de qualidade.

Objetivo

Para este trabalho, o estagiário deverá enquadrar-se na equipa de projeto já existente, familiarizando-se com o trabalho já feito no decurso dos primeiros meses do projeto e com o estado da arte nesta área.
Posteriormente, o estagiário deverá participar na conceção e desenvolvimento das diferentes fontes de monitorização a serem utilizadas pelo Projeto, recolhendo e processando todos os dados relevantes à manutenção de uma infraestrutura robusta.
Estão assim previstos os seguintes objectivos:
- Ambientação com projeto e com estado da arte na temática de Monitorização na Cloud, identificando e analisando as principais soluções de monitorização disponíveis.
- Proposta de arquitetura para a integração do sistema de monitorização com a plataforma de virtualização de redes móveis.
- Desenvolvimento dos diversos módulos e extensões dos sistemas de monitorização identificados.
- Validação dos componentes desenvolvidos e análise da sua performance.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Familiarização com o tema do trabalho, com o projeto e com o estado da arte (7 semanas).
- Escrita da primeira versão da arquitetura do sistema de monitorização (3 semanas).
- Discussão e refinamento da arquitetura (3 semanas).
- Documentação e Escrita do Relatório Intermédio de Estágio (2 semanas).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento e integração do sistema de monitorização com a plataforma de virtualização (7 semanas)
- Validação dos módulos desenvolvidos (5 semanas).
- Documentação final e Escrita do Relatório/Dissertação (3 semanas).

Condições

A capacidade de trabalho em equipa será essencial, dado que o candidato ficará enquadrado num projeto Europeu com diversos parceiros internacionais.

Observações

Existe a possibilidade de remunerar o estagiário com uma Bolsa de Investigação, com valores e condições a definir em função do perfil e da disponibilidade do candidato.

Orientador

David Palma
palma@onesource.pt 📩