Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 13:19:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Scrum Management Tools (Ruby On Rails)

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

A Ubiwhere é uma empresa, neste momento, certificada segundo as normas ISO 9001, NP 4457 e CMMI Dev Level 2. Esta última certificação, recentemente aprovada pelo CMMI Institute, teve como objectivo o alinhamento dos procedimentos internos com o modelo de referência CMMI. Nesta fase a Ubiwhere pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado, numa perspectiva de automatizar alguns dos processos definidos para o âmbito da certificação no nível 2, preparando infraestruturas que permitam atingir o nível de maturidade 3.
Paralelamente, a Ubiwhere escolheu o Scrum como metodologia para o desenvolvimentos dos seus projectos. Esta metodologia permite uma rápida adaptabilidade e reposta por parte da equipa a todos os factores que possam ter impacto na realização e entrega de um determinado produto (novas funcionalidades, correcção de bugs, entre outros) enquanto estabelece uma base para o envolvimento e validação do produto por parte dos stakeholders interessados, mesmo durante a fase de desenvolvimento.
A ferramenta Redmine, uma das aplicações open-source mais populares para gestão de projectos, tem sido a aposta da Ubiwhere para este propósito nos últimos anos. No entanto, as suas ferramentas de análise estatística e monitoria na gestão de projectos têm-se revelado insuficientes, não conseguindo dar um eficiente aos projectos que são geridos através de Scrum.

Objetivo

O presente projecto consiste no estudo, desenvolvimento de plugins e aperfeiçoamento de outros já existentes para o Redmine, baseados na tecnologia Ruby on Rails que permitam a recolha, tratamento e análise de dados relacionados com a gestão de projectos, com especial incidência à integração dos artefactos que são utilizados regularmente pelas equipas que são geridas através do Scrum.
As ferramentas a desenvolver devem satisfazer as seguintes necessidades:
● Monitorização do decorrer do Projecto através de um dashboard de apresentação de indicadores do estado actual do projecto e tendências de progresso, utilizando o Scrum;
● Criação de artefactos que agilizem a realização dos eventos Scrum, nomeadamente o Sprint Plan, Sprint Review, Sprint Retrospective e Grooming;
● Criação de uma interface que possibilite a visualização imediata do estado das issues do projecto (ToDo, In Progress, Done) e que possibilite a visualização do estado da Sprint através do Burndown Chart;
● Criação de uma interface que permita a integração do Processo de Testes da Ubiwhere com os projectos geridos através da metodologia Scrum.
No final deste projecto é expectável que se obtenha um conjunto de ferramentas integradas que permitam uma gestão e análise mais eficiente dos processos institucionalizados na organização.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Análise dos sistemas existentes na empresa;
T2 – Análise e Especificação dos Requisitos do Sistema;
T3 – Definição da Arquitectura da Solução.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento do Sistema especificado
T5 – Ensaio e Testes do Sistema desenvolvido

Condições

Perfil requerido do candidato
• Autonomia e espírito crítico;
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores;
• Enorme motivação e disponibilidade;
• Fluência em Inglês.

Observações

Tecnologias envolvidas:
Ruby on Rails, MySQL, HTML, CSS, Javascript.

Orientador

Ricardo Machado
rmachado@ubiwhere.com 📩