Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 00:14:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Python UX Analysis Framework

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

O foco do desenvolvimento aplicacional hoje em dia começa pela experiência que estas oferecem aos seus utilizadores. Quer estejamos a falar de ambientes Web, Mobile, Desktop, de aplicações voltadas para consumidores finais ou de B2B, a experiência de utilização é um factor decisivo para o sucesso de uma aplicação.
Para responder a este desafio, é necessário que desde os primeiros momentos os developers possam experimentar abordagens e implementações diversas com as suas aplicações, testar várias soluções a nível de comportamento e aspecto, reconhecer e utilizar o feedback dos seus utilizadores para melhorarem continuamente a sua abordagem ao produto ou serviço em desenvolvimento.
Para este fim, propõe-se para este trabalho o estudo, análise e implementação de metodologias e ferramentas de análise de usabilidade e User Experience em Python, para aplicar a projetos implementados em Django pela Ubiwhere, alguns deles com elevado grau de reconhecimento pelo mercado.

Objetivo

A presente proposta tem como objectivo a análise, investigação, modificação e implementação de ferramentas que auxiliem a implementação e análise de testes de usabilidade numa plataforma Web.
Estas ferramentas poderiam, por exemplo, facilitar a introdução de testes a/b numa dada plataforma e extrair as métricas necessárias à sua interpretação. Poderiam ainda extrair dados (implícita ou explicitamente) sobre o impacto funcional e de usabilidade que uma alteração visual ou funcional implica para os utilizadores de uma aplicação. Estes dados poderiam ser medidos a nível da sua satisfação ou do seu comportamento, fazendo corresponder o objectivo da mudança ou da nova funcionalidade com os resultados que esta obteve.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte;
T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Desenvolvimento da solução;
T4 – Testes;
T5 – Elaboração do Relatório Final.

Condições

Perfil requerido do candidato
• Autonomia e espírito crítico;
• Mentalidade empreendedora;
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores;
• Enorme motivação e disponibilidade;
• Fluência em Inglês.

Orientador

Carlos Oliveira
coliveira@ubiwhere.com 📩