Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 01:34:34 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Net Neutrality framework

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Quando a Internet foi criada, não havia percepção da necessidade de Qualidade de Serviço (QoS), sendo considerada como um serviço prestado em “best effort”.
Hoje em dia, tornou-se parte de nossas vidas, permitindo mais do que a simples troca de mensagens e emails ou a navegação em páginas estáticas. Novas aplicações em tempo real, tais como streaming de vídeo, VoIP, partilha de ficheiros (P2P) ou mesmo jogos online, requerem que os ISP disponibilizem aos seus clientes um acesso à Internet que lhes dê garantias reais de que o produto/serviço que contrataram lhes permite uma boa experiência de utilização nos mais diversos serviços e ocasiões.
Saliente-se que a proliferação de novos serviços baseados em tempo real tem sido enorme e que os requisitos ao nível de rede para uma boa experiência de utilização são muito díspares. Por exemplo, um streaming de vídeo pode tolerar um atraso moderado, mas requer uma alta taxa de transferência e uma taxa de perda de pacotes bastante reduzida. Em contraste, as aplicações VoIP não necessitam de uma alta taxa de transferência, mas são muito sensíveis a atrasos (podendo lidar com uma taxa de perda de pacotes ligeiramente superior à do streaming).
Neutralidade de rede é um princípio que determina que nenhum governo ou ISP pode diferenciar o acesso à Internet, consoante o utilizador, conteúdo, site, plataforma, aplicação ou tecnologia de acesso. Ou seja, no que toca à qualidade de serviço, um operador não pode limitar a largura de banda disponível a um utilizador, definida previamente no contrato celebrado entre ambos, mediante, por exemplo, o protocolo ou aplicação a uso.
Caberá ao aluno investigar e implementar um mecanismo de averiguação deste princípio (neutralidade de rede) sobre uma determinada ligação de internet.

Objetivo

• Obtenção e documentação de know-how na área de neutralidade de rede;
• Conceptualização e implementação de um mecanismo de averiguação de neutralidade de rede sobre uma determinada ligaçãoo de internet;
• Integração da implementação numa solução de medição de QoS existente, tanto para desktop (Windows, Mac e Linux) como para ambiente móvel (Android e/ou iOS), respeitando, obviamente, as limitações e boas-práticas de cada plataforma (consumo de bateria, consumo de CPU e memória, etc.).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Familiarização com os vários conceitos relacionados com neutralidade de rede;
T2 – Análise e Especificação dos Requisitos do Sistema e Definição da Arquitectura da Solução.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Desenvolvimento do sistema especificado;
T4 – Ensaio e Testes do Sistema desenvolvido;
T5 – Redacção de Documentação compatível com os procedimentos da Ubiwhere, sobre todos os passos anteriores.

Condições

Perfil requerido do candidato
• Espírito auto-didacta e crítico;
• Conhecimentos em Linux, C/C++;
• Enorme motivação e disponibilidade;
• Fluência em Inglês.

Orientador

Paulo Pires
pjpires@ubiwhere.com 📩