Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 18:26:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de funcionalidades para o Programa Rede UC no contexto das aplicações de gestão académica da Universidade

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Edifício Central do Polo II

Enquadramento

De forma a fortalecer a relação com os antigos estudantes da UC, esta instituição tem procurado dinamizar iniciativas através de um gabinete próprio, dedicado aos antigos estudantes. O gabinete de apoio aos antigos estudantes promove atividades culturais, apoia associações de antigos estudantes da UC espalhadas pelo mundo e promove a participação em eventos e formações, em condições especiais. No desenvolvimento destas atividades dispõe atualmente de ferramentas limitadas: existe um sítio institucional onde são promovidas atividades e um local de registo voluntário de estudantes (que inclui o registo em newsletters), mas não existe mais interatividade através da Internet. Não existem opções de atualização dos seus dados nem um mecanismo para gerir a subscrição de newsletters. De forma a fortalecer ainda mais a relação com os antigos estudantes foram idealizadas novas ferramentas, integradas no sistema de informação da UC, que irão contribuir para uma experiência mais interativa e enriquecedora para os antigos estudantes.

Objetivo

Análise, especificação e desenvolvimento de funcionalidades no contexto da Rede UC a integrar no sistema de gestão académica e pedagógica da Universidade de Coimbra. As funcionalidades serão desenvolvidas no âmbito do NONIO, e integradas nas várias aplicações que constituem este sistema. Exemplos de funcionalidades que poderão ser desenvolvidas no âmbito deste projeto são:

• Livro de curso virtual: agregar ex-alunos do mesmo curso/ano, com partilha de fotos, visualização de fotos existentes nos registos da Universidade, integração com redes sociais, recomendações e convites de participação, testemunhos (virtualizar conceito de fitas de curso), etc.;
• Subscrição de áreas de interesse: os membros da Rede UC poderão subscrever áreas de interesse que permitirão, visualizar na plataforma notícias e informações relacionadas com as áreas subscritas. Funcionalidades de gestão das notícias e informações;
• Gestão de várias tipologias de serviço: A associação à rede UC tem neste momento duas tipologias: uma gratuita, e outra paga. É necessário desenvolver funcionalidades que permitam a fácil configuração destas tipologias (definir informação, configurar a forma de promoção, elencar descontos especiais que são promovidos, etc);
• Controlo do pagamento: Funcionalidades criação de prestações e controlo de pagamento de anuidades das tipologias de serviço, com notificação quando se aproximar a data de renovação da sua subscrição;
• Geração automática de currículos vitae: funcionalidades de inserção e atualização de informação relativa ao percurso profissional dos antigos estudantes; geração de currículo;
• Fóruns de discussão: fóruns globais e de cursos para os antigos estudantes;
• Etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Realizar um estudo sobre as tecnologias e processos usados na UC, assim como o atual estado da arte relativamente às possibilidades de integração com redes sociais e plataformas de emprego. Deverão ser identificados em detalhe os tipos de integração possíveis com as plataformas mais populares tais como o facebook e o linkedin.

Efetuar a análise de requisitos com responsáveis da UC, nomeadamente com o gabinete de apoio aos antigos estudantes, para esmiuçar os objectivos e as funcionalidades pretendidas, juntamente com a forma como as novas funcionalidades se irão integrar nas páginas da UC. Da análise de requisitos deverão ser clarificadas quais as funcionalidades mais importantes, que devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre, e quais deverão ser criadas no segundo semestre.

Especificação das funcionalidades de acordo, incluindo a criação de protótipos, descrições detalhadas das funcionalidades e o desenho do modelo de dados conceptual necessário.

Início da construção das funcionalidades mais prioritárias para a instituição, utilizando as frameworks Java Spring, Struts e Hibernate.

Escrita do relatório intermédio de estágio. Este relatório deverá apresentar o trabalho realizado no primeiro semestre e detalhar a planificação do trabalho a desenvolver no 2º semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Implementação das novas funcionalidades acordadas com a UC e adaptação das funcionalidades pretendidas usando as frameworks Java Spring, Struts e Hibernate.

Realização de testes funcionais, incluindo testes de integração com outros sistemas com as quais as funcionalidades tenham de interagir.

Escrita da tese final de acordo com as orientações do DEI.

Condições

10 meses (Setembro - Junho), 480€/mês

Observações

Por sugestão do Professor Marco Vieira, sugere-se como possíveis orientadores do DEI o Professor Bruno Cabral ou o Professor Nuno Laranjeiro.

Orientador

Pedro Laranjeiro Pinto
plpinto@uc.pt 📩