Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 15:07:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sappien - Analytics for education

Área Tecnológica

Tecnologia Educativa

Local do Estágio

Connect Coimbra

Enquadramento

O Connect Coimbra tem na sua génese a promoção e divulgação do conhecimento entre as pessoas, sendo a sua face mais visível o espaço de coworking que agrega inúmeros profissionais de diferentes áreas.

Habitualmente, quando necessitamos de optimizar algum processo, recorremos a métricas para avaliar a performance actual e o impacto das alterações. No que toca ao ensino essas métricas são recolhidas de forma esporádica e não há qualquer feedback em tempo real para um professor sobre as dificuldades de cada um dos seus alunos.

É precisamente para resolver essa falta de dados estatísticos que surge o projecto Sappien, uma ferramenta online com questionários interactivos de curta duração que têm o duplo propósito de avaliar o aluno e servir de ferramente de estudo de alguns temas.

Objetivo

Pretende-se um candidato com grande independência e espírito empreendor, com capacidade para desenvolver uma aplicação web em Ruby on Rails, sendo também importante alguma experiência com HTML, CSS e Javascript. Este é um estágio para quem quer trabalhar num ambiente altamente criativo e dinâmico onde a partilha de conhecimento é uma regra e não uma excepção.

Como objectivos gerais temos:

- Construção da versão beta da aplicação
Este objectivo será o principal foco do trabalho uma vez que se pretende ter uma aplicação funcional no final do estágio, para poder ser utilizada de imediato por utilizadores reais.

- Construção de questionários interactivos
Um dos grandes desafios da aplicação é a criação de questionários interactivos de curta duração. Este sistema será fortemente baseado em "game mechanics" que promovam o interesse do aluno ao longo do questionário. Será também necessário desenvolver um algoritmo de decisão em tempo real para adaptar o nível das perguntas enquanto os alunos respondem ao questionário.

- Actualização do blog de desenvolvimento
Esta é uma prática comum em muitas startups e algo que fazemos questão que exista porque valorizamos a partilha de conhecimento. À partida será um blog em Inglês pelo que o candidato deverá ter fluência na língua.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

No primeiro semestre pretende-se que o candidato seja enquadrado no âmbito do projecto e participe activamente na construção das User Stories que vão servir de base para o desenvolvimento futuro. O candidato será apenas responsável pela parte de implementação ficando toda a parte de gestão de projecto e design a cargo da restante equipa.

Neste projecto será aplicada uma metodologia de desenvolvimento ágil, focada no utilizador, tendo por base as metodologias User-Centered Design, Extreme Programming e Kanban.

O plano de trabalhos será delineado da seguinte forma:

- Estudo do estado de arte
- Familiarização com tecnologias a utilizar e a metodologia de desenvolvimento [Outubro]
- Elaboração das User Stories que vão servir de base para o desenvolvimento [Novembro]
- Construção do modelo de dados [Novembro]
- Escrita do relatório Intermédio de estágio [Dezembro]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O segundo semestre está reservado para a implementação da plataforma, tendo já todos os elementos necessários para o início do desenvolvimento.

Tratando-se de uma metodologia de desenvolvimento ágil, está previsto o lançamento regular de versões preliminares da aplicação para serem testadas por utilizadores reais. Por esse motivo, é difícil estar a fazer um plano detalhado uma vez que os requisitos poderão mudar a qualquer altura durante o desenvolvimento.

Assim sendo, o plano de trabalhos do segundo semestre é o seguinte:
- Estudo do estado de arte [Fevereiro]
- Implementação das User Stories seleccionadas [até ao final de Maio]
- Escrita do relatório de estágio [Junho]

Condições

O estágio será realizado nas instalações do Connect Coimbra e o candidato terá de utilizar o seu computador pessoal. Não será monetariamente remunerado, mas está prevista uma participação numa futura empresa, caso o projecto seja bem sucedido.

O candidato estará integrado numa equipa multi-disciplinar com grande experiência nos diferentes aspectos do desenvolvimento web e das ciências da educação. Este é o estágio ideal para quem quer apostar na sua formação e experimentar o ambiente de uma verdadeira startup.

Observações

Sem observações

Orientador

Bernardo Raposo
bernardo@connectcoimbra.com 📩