Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 16:45:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Diagnóstico de anomalias no funcionamento de Redes de Sensores Sem Fios.

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

As Redes de Sensores Sem Fios (RSSF) podem não funcionar de acordo com os requisitos para que foram projetadas por diversas razões, que vão desde condições ambientais adversas, agressão mecânica, interferência nas comunicações / aquisição de informação, excesso de consumo energético, mobilidade não prevista dos nós, entre muitas outras causas. Para diagnosticar esses problemas são necessárias ferramentas específicas que permitam observar e interagir com os sistemas remotos.

Existem algumas ferramentas que permitem auxiliar no diagnóstico de problemas em RSSF, no entanto essas ferramentas apresentam diversas limitações que se podem agrupar em limitações ao nível dos cenários de aplicação e reduzido suporte e/ou maturidade.

Objetivo

Pretende-se com este estágio:
• dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam desenvolver aplicações que recorram à tecnologia das RSSF

• dar a conhecer ao aluno as motivações que justificam o desenvolvimento de ferramentas de gestão adequadas às especificidades das RSSF

• desenvolver um conjunto de funcionalidades de gestão que serão parte integrante de uma ferramenta de auxilio à gestão de RSSF.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo das tecnologias base para a realização do estágio: plataformas de hardware, sistema operativo e ferramentas de desenvolvimento.
Data de início: setembro 2013
Duração estimada: 2 meses

2) Estudo de uma revisão da literatura de ferramentas de diagnóstico em RSSF e análise de uma ferramenta disponível. Estudo da arquitetura de gestão de RSSF em que o trabalho a desenvolver se enquadrará e de uma prova de conceito dos mecanismos propostos.
Data de início: Novembro 2013
Duração estimada: 3 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Desenvolvimento de um conjunto de funcionalidades de deteção e diagnóstico de anomalias no funcionamento de RSSF que respeitem os princípios da arquitetura de gestão de RSSF previamente definida.
Data de início: fevereiro 2014
Duração estimada: 4 meses

4) Análise do desempenho dos mecanismos de deteção e diagnóstico de anomalias desenvolvidos
Data de início: junho 2014
Duração estimada: 1 mês

5) Escrita do relatório e preparação de artigos científicos
Data de início: julho 2014
Duração estimada: 1 mês

Condições

Este estágio não é remunerado.

Orientador

Jorge Sá Silva e André Rodrigues
sasilva@dei.uc.pt 📩