Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 07:36:01 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PPRINT - Algoritmos inteligentes para reconstrução de redes de interação de proteínas.

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

CISUC - Laboratório de Computação Adaptativa

Enquadramento

Nos últimos anos assistiu-se a um aumento sem precedentes de dados biomédicos, potenciado por avanços tecnológicos sucessivos. Contudo, o conhecimento existente encontra-se disperso sobre inúmeras bases de dados independentes. Ser capaz de fundir estes dados e de extrair evidencias biomoleculares relevantes é um enorme desafio mas também uma excelente oportunidade. Não sendo realista a execução manual desta tarefa manualmente existe uma premente necessidade de estratégias computacionais que permitam responder a este problema.
Um problema concreto de especial interesse consiste em analisar as interações de proteínas (PPI – Protein-Protein Interaction). A capacidade de prever estas interações proporciona informação valiosa, permitindo compreender de forma sistemática o mecanismo de funcionamento de várias doenças.

Objetivo

Neste projeto, pretende-se construir o sistema PPRINT (Protein-Protein Interaction) capaz de efetuar a previsão de PPIs através da utilização de classificadores inteligentes, incluindo em particular as máquinas de aprendizagem de vetores de suporte (SVM). Deverão ser implementados e avaliados diferentes classificadores com base em características construídas a partir dos domínios conservados e estrutura primária das proteínas.

Depois de analisadas as interações, estas podem ser facilmente visualizadas através das designadas redes de interação. Assim, pretende-se também a construção de uma ferramenta computacional que permita a previsão e posterior análise das interações.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo do problema e revisão do estado da arte de ferramentas computacionais para a identificação interações de proteínas
2. Definição e construção do conjunto de dados de treino, validação e aplicação.
3. Desenvolvimento e teste de classificadores para deteção de PPIs
4. Validação preliminar do modelo obtido
5. Escrita do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

6. Afinação e validação do conjunto de dados usados.
7. Análise comparativa dos resultados obtidos com outros modelos de classificação e conjuntos de dados.
8. Desenvolvimento da ferramenta para visualização da redes de interações e validação das metodologias para o interactoma Humano.
9. Escrita da versão final da dissertação

Condições

Não se prevê a existência de nenhuma bolsa para este projeto. No entanto, o aluno terá acesso às salas do grupo de Computação Adaptativa e a um cluster de computadores. Esta é também uma excelente oportunidade para adquirir curriculum em Bioinformática.

Os estudantes interessados nesta proposta são encorajados a contactar os supervisores.

Orientador

Doutor Joel P. Arrais, Doutor Carlos Pereira, Professor António Dourado
jpa@dei.uc.pt 📩