Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 13:35:55 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO-G-006 Programação WEB BACK-END

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento

Áreas envolvidas: Programação WEB BACK-END.
As tecnologias de referência são open-source.
A PRODCENT LDA é uma start-up de inovação, com um projecto financiado, e que se encontra a desenvolver um site web destinado à prestação de serviços SaaS e DaaS em larga escala, com características multilíngua, alojamento na cloud e destinado a uma utilização mundial sem barreiras geográficas.
Em termos de programação BACK-END a política de desenvolvimento é de modelo MVC (MTV) sobre Django – Python, e PostgreSQL, para uma programação de elevada modularidade e reutilização.
O projecto representa um elevado desafio à programação back-end em termos de mrigôr de execução dada a crescente dimensão do sistema, optimização dos recursos da cloud, gestão eficiente dos dados, e impossibilidade de contactar com os utilizadores pela barreira da língua e divergência de fusos horários entre outros.

Objetivo

Pretende-se portanto que, no âmbito desta dissertação/estágio, o candidato adquira conhecimento e experiência suficientes para pesquisar, propôr e participar melhoria das metodologias de programação back-end trazendo para a equipa um reforço positivo em termos de contributo para o exercício das melhores práticas da programação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

FASE 1 : Nesta fase o estagiário deverá colaborar com a equipa de desenvolvimento residente na empresa em pequenas tarefas ligadas à manutenção e desenvolvimento bdo back-end do site, e suporte técnico, como forma de adquirir integração na empresa, experiência, e conhecimentos específicos suficientes para poder desenvolver a fase 2, a qual implicará por sua vez uma elevada responsabilidade profissional.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

FASE 2 : Nesta fase o estagiário deverá, a partir dos conhecimentos e experiência adquiridos na fase anterior, assumir uma participação progressivamente mais relevante no desenvolvimento de um dos módulos funcionais do site, integrado na equipa de desenvolvimento, pesquisando e aplicando simultâneamente as melhores práticas da programação.

Condições

Integração numa equipa de I&D.;
Integração no programa GENIUS(WWW.BOLSASGENIUS.PT);
Eventuais benefícios serão avaliados durante a entrevista de Seleção;
Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt

Observações

Perfil requerido ao candidato:
- Comprovada habilidade para a prática da lógica de programação
- Elevado interesse e motivação para um projecto da natureza referida
- Elevada responsabilidade, e capacidade de comprometimento profissional
- Excelente capacidade de comunicação e trabalho em equipa
- Autonomia na pesquisa de soluções e apresentação organizada de propostas válidas de melhoramento.
Aspectos inovadores da proposta:
Sendo a natureza da PRODCENT, e do seu negócio, inovadores por natureza mesmo para a area dos projectos SaaS e DaaS, também as solicilitações colocadas ao estagiário o são na mesma medida do projecto.

Orientador

Pedro Sousa Rêgo
pedrombsr@gmail.com 📩