Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 01:19:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Road Traffic Simulation with FSX

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI/CISUC - Computational Design and Visualization Lab

Enquadramento

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número e diversidade de veículos autónomos, usados em diferentes tipos de tarefas. Neste contexto, e com vista à realização de missões conjuntas por um conjunto de veículos heterogéneos (aviões, carros, barcos e submarinos), foi criada uma plataforma que permite a simulação deste tipo de missões. Esta plataforma usa como motor de simulação o Microsoft Flight Simulator X (FSX), com o qual interagem todos os outros componentes da plataforma (incluindo ferramentas de controlo da plataforma, gestão de distúrbios no ambiente ou de monitorização da simulação e análise de desempenho, assim como agentes para controlo de tráfego e controlo de veículos).
Diferentes tipos de missões podem ser simuladas nesta plataforma, incluindo missões de transporte, procura (por exemplo, por um incêndio florestal) ou deteção de origem (por exemplo, de um foco de poluição), entre outras.

Objetivo

De forma a aumentar o realismo da plataforma e permitir a simulação de missões em ambiente urbano, é necessário que exista uma rede viária por onde possam circular veículos terrestres. Essa rede deve ser o mais fiel possível à realidade, de forma a que a simulação se aproxime o mais possível do ambiente que pretende simular.
Neste contexto, o objetivo principal deste estágio é a integração no FSX de informação que permita a simulação de redes viárias reais. Para isso, deverá ser desenvolvida uma ferramenta que permita importar informação existente ou configurar uma rede viária, com as suas particularidades. Deve também ser usado um modelo de simulação de tráfego que permita a circulação automóvel nessa rede viária. Esta implementação poderá passar pelo uso do FSX como motor de simulação ou pelo uso interligado de um simulador de tráfego microscópico, dependendo das capacidades e desempenho do FSX na simulação de uma grande quantidade de veículos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo da plataforma desenvolvida e de plataformas de simulação de tráfego.
- Início do desenvolvimento da ferramenta de criação de rede viária.
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Desenvolvimento da ferramenta de criação e conversão de rede viária.
- Realização de testes de desempenho ao FSX
- Adaptação de modelos de tráfego e simulação de tráfego / Interligação com plataforma de simulação externa.
- Escrita do relatório de estágio

Condições

Estágio não remunerado.

Observações

Desejados bons conhecimentos de programação e capacidade de trabalhar em equipa.

Orientador

Daniel Castro Silva
dcs@dei.uc.pt 📩