Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-18 23:34:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Enhancing an Agent Communication Platform

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI/CISUC - Computational Design and Visualization Lab

Enquadramento

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número e diversidade de veículos autónomos, usados em diferentes tipos de tarefas. Neste contexto, e com vista à realização de missões conjuntas por um conjunto de veículos heterogéneos (aviões, carros, barcos e submarinos), foi criada uma plataforma que permite a simulação deste tipo de missões. Esta plataforma usa como motor de simulação o Microsoft Flight Simulator X (FSX), com o qual interagem todos os outros componentes da plataforma (incluindo ferramentas de controlo da plataforma, gestão de distúrbios no ambiente ou de monitorização da simulação e análise de desempenho, assim como agentes para controlo de tráfego e controlo de veículos).
Diferentes tipos de missões podem ser simuladas nesta plataforma, incluindo missões de transporte, procura (por exemplo, por um incêndio florestal) ou deteção de origem (por exemplo, de um foco de poluição), entre outras.

Objetivo

De forma a facilitar a comunicação entre os diferentes componentes da plataforma, foi usada uma plataforma de comunicação entre agentes (AgentService) que respeita as normas definidas pela FIPA para o efeito. Esta plataforma pode ser usada por aplicações externas, sendo no entanto usado um método de polling para receção de mensagens.
Neste contexto, o objetivo principal deste estágio é a introdução de melhoramentos nesta plataforma que permitam aumentar o seu desempenho, nomeadamente através de um método de receção de mensagens baseado em eventos.
É também objetivo deste estágio dotar esta plataforma de meios que permitam a transmissão de mensagens de forma segura, de forma a que não sejam intercetadas ou criadas mensagens por terceiros.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo da plataforma desenvolvida e do AgentService.
- Início da adaptação da plataforma para receção de mensagens por eventos
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Adaptação do AgentService e dos componentes da plataforma desenvolvida para receção de mensagens por eventos.
- Desenvolvimento de mecanismos de segurança para assegurar a integridade e autenticidade das mensagens transmitidas pela plataforma.
- Escrita do relatório de estágio

Condições

Estágio não remunerado.

Observações

Desejados bons conhecimentos de programação e capacidade de trabalhar em equipa.

Orientador

Daniel Castro Silva
dcs@dei.uc.pt 📩