Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 10:23:15 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Intelligent Vehicle Manual Control Override

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI/CISUC - Computational Design and Visualization Lab

Enquadramento

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número e diversidade de veículos autónomos, usados em diferentes tipos de tarefas. Neste contexto, e com vista à realização de missões conjuntas por um conjunto de veículos heterogéneos (aviões, carros, barcos e submarinos), foi criada uma plataforma que permite a simulação deste tipo de missões. Esta plataforma usa como motor de simulação o Microsoft Flight Simulator X (FSX), com o qual interagem todos os outros componentes da plataforma (incluindo ferramentas de controlo da plataforma, gestão de distúrbios no ambiente ou de monitorização da simulação e análise de desempenho, assim como agentes para controlo de tráfego e controlo de veículos).
Diferentes tipos de missões podem ser simuladas nesta plataforma, incluindo missões de transporte, procura (por exemplo, por um incêndio florestal) ou deteção de origem (por exemplo, de um foco de poluição), entre outras.

Objetivo

Um dos aspetos fundamentais quando se consideram operações envolvendo veículos autónomos, é a possibilidade de tomada de controlo por um operador humano, sobrepondo-se assim ao componente autónomo da navegação do veículo.
Neste contexto, pretende-se com este estágio que seja adicionada à plataforma a capacidade de controlo manual dos veículos. Pretende-se que o controlo seja feito a dois níveis:
- Alto-nível. A este nível pretende-se que o operador envie comandos de alto nível para o veículo, de forma a que este os execute. Existe já um conjunto de manobras de alto nível disponíveis para uso por parte do Agente de Controlo de Veículos, que devem ser disponibilizadas ao operador humano, de forma a que este defina uma manobra / conjunto de manobras a ser executadas pelo veículo em questão.
- Baixo-nível. A este nível pretende-se que o operador assuma um controlo manual do veículo, usando para isso um joystick.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo da plataforma desenvolvida e da API do FSX.
- Estudo das capacidades de controlo de veículos no FSX.
- Desenvolvimento de um protótipo da ferramenta de controlo de veículos de alto-nível.
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Desenvolvimento da ferramenta de controlo de veículos de alto-nível.
> Implementação de manobras adicionais
- Controlo de veículo usando joystick.
- Escrita do relatório de estágio

Condições

Estágio não remunerado.

Observações

Desejados bons conhecimentos de programação e capacidade de trabalhar em equipa.

Orientador

Daniel Castro Silva
dcs@dei.uc.pt 📩