Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 05:00:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Fault Injection and Handling in Intelligent Vehicles

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI/CISUC - Computational Design and Visualization Lab

Enquadramento

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número e diversidade de veículos autónomos, usados em diferentes tipos de tarefas. Neste contexto, e com vista à realização de missões conjuntas por um conjunto de veículos heterogéneos (aviões, carros, barcos e submarinos), foi criada uma plataforma que permite a simulação deste tipo de missões. Esta plataforma usa como motor de simulação o Microsoft Flight Simulator X (FSX), com o qual interagem todos os outros componentes da plataforma (incluindo ferramentas de controlo da plataforma, gestão de distúrbios no ambiente ou de monitorização da simulação e análise de desempenho, assim como agentes para controlo de tráfego e controlo de veículos).
Diferentes tipos de missões podem ser simuladas nesta plataforma, incluindo missões de transporte, procura (por exemplo, por um incêndio florestal) ou deteção de origem (por exemplo, de um foco de poluição), entre outras.

Objetivo

Uma das questões fundamentais que surgem ao operar com veículos autónomos é a sua fiabilidade, pelo que se revela de extrema importante que estes veículos sejam capazes de responder a possíveis falhas.
Neste contexto, pretende-se com este estágio que seja desenvolvida uma ferramenta capaz de injetar falhas nos diferentes tipos de veículos. Deverá ser possível configurar diferentes tipos de falhas, assim como o modo do seu aparecimento (planeado ou aleatório).
É também objetivo deste estágio a adaptação do Agente de Controlo de Veículos de forma a que este seja capaz de detetar e lidar com eventuais falhas, respondendo da melhor forma de acordo com as condições em que se encontre.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo da plataforma desenvolvida e das capacidades de simulação de falhas do FSX.
- Criação de uma ferramenta simples que permita injetar uma falha pré-determinada num veículo no decorrer de uma missão.
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Melhoramentos à ferramenta de injeção de falhas
- Adaptação do Agente de Controlo de Veículos
> Implementação de módulo de monitorização e deteção de falhas
> Implementação de módulo de tratamento de falhas
- Escrita do relatório de estágio

Condições

Estágio não remunerado

Observações

Desejados bons conhecimentos de programação e capacidade de trabalhar em equipa.

Orientador

Daniel Castro Silva
dcs@dei.uc.pt 📩