Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 18:55:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Multi-Simulator Platform

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI/CISUC - Computational Design and Visualization Lab

Enquadramento

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número e diversidade de veículos autónomos, usados em diferentes tipos de tarefas. Neste contexto, e com vista à realização de missões conjuntas por um conjunto de veículos heterogéneos (aviões, carros, barcos e submarinos), foi criada uma plataforma que permite a simulação deste tipo de missões. Esta plataforma usa como motor de simulação o Microsoft Flight Simulator X (FSX), com o qual interagem todos os outros componentes da plataforma (incluindo ferramentas de controlo da plataforma, gestão de distúrbios no ambiente ou de monitorização da simulação e análise de desempenho, assim como agentes para controlo de tráfego e controlo de veículos).
Diferentes tipos de missões podem ser simuladas nesta plataforma, incluindo missões de transporte, procura (por exemplo, por um incêndio florestal) ou deteção de origem (por exemplo, de um foco de poluição), entre outras.

Objetivo

Usando o FSX como simulador, a plataforma está sujeita às suas limitações, uma das quais está relacionada com a sua área de simulação: o FSX simula apenas uma área circular de 200Km de raio em volta do veículo do utilizador (aquele com o qual o jogador deveria jogar). Muito embora esta área seja suficiente para a simulação de várias missões simples, pode tornar-se uma limitação quando se consideram missões que deverão decorrer numa área maior, como seja o caso do território nacional português.
Neste contexto, o objetivo principal deste estágio é a adaptação da plataforma para funcionamento em modo Multi-Player, o que permitirá correr várias instâncias do FSX em várias máquinas, conseguindo no seu conjunto fornecer uma maior área de simulação que possa ser usada para a simulação de missões em áreas alargadas.
Este objetivo implica a adaptação de vários dos componentes da plataforma de forma a interagir com as várias instâncias do simulador. O caso particular do Agente de Controlo de Veículos deverá ser alvo de particular atenção, uma vez que devem evitar-se múltiplas instâncias do mesmo veículo nas várias instâncias do simulador.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo da plataforma desenvolvida e da API do FSX.
- Estudo das capacidades de operação do FSX em modo Multi-Player.
- Adaptação do Painel de Controlo de forma a permitir a existência de múltiplas instâncias do simulador.
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Adaptação dos vários módulos da plataforma de forma a interagir de um modo transparente com várias instâncias do simulador:
- Agente de Controlo de Veículos
- Agente de Controlo de Tráfego Aéreo
- Ferramenta de Monitorização
- Ferramenta de Gestão de Distúrbios
- Escrita do relatório de estágio

Condições

Estágio não remunerado

Observações

Desejados bons conhecimentos de programação e capacidade de trabalhar em equipa.

Orientador

Daniel Castro Silva
dcs@dei.uc.pt 📩