Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 20:12:00 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Master of Sepsis

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

Sede da empresa

Enquadramento

A Sépsis é uma doença grave em cuja origem está uma infecção que provoca uma reacção inflamatória extensa que compromete a função de órgãos e sistemas vitais.
Dados dos Estados Unidos da América (EUA) e da Europa, indicam que a Sépsis representa um grave problema de saúde pública, comparável ao acidente vascular cerebral e ao enfarte agudo do miocárdio. A incidência é crescente e a mortalidade é elevada. Hoje existe consenso científico (formalizado em normas de orientação clínica – “guidelines”) relativamente às medidas médicas a tomar nas primeiras horas para melhorar significativamente este prognóstico.
Master of Sépsis é um videojogo concebido para treinar de forma lúdica e divertida, no entanto com grande rigor científico e assente nos princípios da educação do adulto, a abordagem do doente com suspeita de Sépsis. Destina-se a médicos e estudantes de medicina.
No cenário virtual do Serviço de Urgência do Central Hospital o jogador é confrontado com doentes com suspeita de sépsis. Como médico da equipa do exigente Dr. Weasel tem de resolver estes casos clínicos confirmando o diagnóstico através da análise da história do doente, da escolha acertada de exames complementares de diagnóstico e da sua interpretação. Terá de instituir a terapêutica correcta para salvar o doente. As atitudes correctas são premiadas com pontos e o louvor do chefe. As decisões incorrectas penalizadas. No final de cada caso existe um debriefing a reforçar a boa prestação e a explicar os erros.

Objetivo

Programar o jogo em 2D para acesso online através de dispositivo fixos e móveis com sistemas operativos Windows, Mac, iOS e Android, sob a orientação e especificações da equipa do projeto Central Hospital.
Participar na equipa de especificação e na equipa de testes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Finalização da especificação detalhada do jogo com forte envolvência da equipa de inovação da Cnotinfor e da equipa técnica do Central Hospital.
Mockups
1º Protótipo
Testes com utilizadores (a cargo da equipa Central Hospital)
Início do Relatório de Estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

2º Protótipo
Testes com utilizadores (a cargo da equipa Central Hospital)
Master Release
Relatório de Estágio

Condições

Integração em equipa de trabalho jovem e dinâmica, incluindo a equipa da Cnotinfor e a equipa do Central Hospital.
Apoio da equipa de Comunicação e Design da Cnotinfor e do Central Hospital.
Excelente ambiente de trabalho.
Serão disponibilizadas licenças de todo o software necessário para o desenvolvimento.
Pagamento de 100 Euros/mês no 1º semestre e 300 Euros/mês no 2º semestre.

Observações

Possibilidade de integração futura na equipa de trabalho através de estágio profissional.

Orientador

Nuno Machado
nuno@cnotinfor.pt 📩