Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 20:35:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Mars Robotic Exploration Preparation (MREP)

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O Mars Robotic Exploration Preparation (MREP) é um programa opcional que está a ser implementado na Direcção de Ciência e Exploração Robótica da ESA, e destinado a preparar o futuro contributo da Europa para a exploração internacional de Marte.

A missão ExoMars 2016 é composto por dois elementos: uma que consiste na entrada e aterragem (a ser lançado em 2016) e outra com data de lançamento em 2018 do veículo Mars Rover.

Prosseguindo em colaboração com a ROSCOMOS e, possivelmente, outros parceiros internacionais, o objectivo é definir e estudar as futuras missões a Marte depois do ExoMars, e sistematicamente identificar, desenvolver e qualificar as tecnologias necessárias para a implementação de forma segura nessas missões e permitindo que cada vez mais ambiciosas missões a Marte, culminando num papel de liderança da ESA na aquisição e retorno seguro de amostras marcianas.

No contexto do programa, a Critical Software está a participar no desenvolvimento de um computador preparado para rovers interplanetários. No âmbito dessa participção, a Critical Software tem a responsabilidade de implementar e executar benchmarks num novo microprocessador especialmente desenhado para este tipo de rovers. Este microprocessador de última geração deverá ser capaz de executar as tarefas típicas de um rover interplanetário, tais como comunicações, controlo e reconhecimento de imagem de acordo com as necessidades de performance de uma missão interplanetária.

Objetivo

O estagiário será integrado na equipa de desenvolvimento da área de Safety Critical da Critical Software (por intermédio da iTGROW) e terá como objectivo a implementação e execução de benchmarks para o novo microprocessador em desenvolvimento.

Pretende-se que o estagiário implemente e execute benchmarks num engineering model por forma a verificar e validar a performance requerida do sistema para os cenários definidos, no âmbito do projecto MREP.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais actividades a desenvolver são:

T1: Análise do âmbito e tecnologia do sistema a testar.

T2: Desenho detalhado da implementação de benchmarks para os cenários definidos. Esta análise e especificação terão suporte em elementos da equipa de desenvolvimento da Critical Software. Durante esta fase o estagiário deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho.

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa 1 Terminada (KO + 8W)
Tarefa 2 Terminada (KO + 16W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(Continuação de actividades)

T3: Implementação dos benchmarks especificados. A implementação será acompanhada de atividades de verificação (e.g. inspeções/revisões de código e/ou modelos).

T4: Execução dos benchmarks, obtenção de resultados e correcção de defeitos.

T5: Produção do relatório de Dissertação intermédio e final.

Tarefa T3 terminada (KO+24W)
Tarefa T4 terminada (KO+32W)
Tarefa T5 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho.

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

João Lucas Teixeira de Brito
jbrito@criticalsoftware.com 📩