Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 06:42:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Ferramenta de Análise de Fadiga através de Reconhecimento de Expressões Faciais

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

Actualmente, o conceito de mobilidade de pessoas atingiu um ponto de maturação elevado sendo possível em poucas horas estar na outra parte do mundo. Numa perspectiva mais local, hoje é possível percorrer Portugal continental em pouco mais de 6 horas aproveitando o desenvolvimento tecnológico das vias de comunicação e dos automóveis. Contudo, estudos comprovam que conduzir mais do que 2 horas num ambiente monótono, como é o caso de uma via rápida sem paragens de 15 minutos, pode acarretar problemas graves para os ocupantes de um veículo. Factores como a ansiedade e o stress fazem com que muitas vezes um condutor rejeite várias dessas paragens pondo em risco os ocupantes da viatura e quem circula na mesma via.

Objetivo

Neste âmbito, pretende-se com esta tese de mestrado, a criação e o desenvolvimento de um sistema de observação que, através do auxílio de uma câmara seja capaz de analisar as expressões faciais de um condutor fornecendo informações referentes ao seu estado de cansaço.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo sobre o estado da arte das várias abordagens para deteção de espressões faciais existentes(60%).
- Definição de pequeno caso de tese englobando a recolha de imagens e a aplicação de um conjuntos de algoritmos para deteção de contornos (25%).
- Escrita do relatório intermédio (15%).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Selecção do conjunto de algoritmos de reconhecimento de face a usar suportado por o estudo do estado da arte realizado no 1ºsemestre (10%).
- Criação de ferramenta de alertas sobre o estado de fadiga do condutor. Esta etapa inclui captação em tempo real de imagens, processamento de imagem com vista à sua classificação em estados emocionais e criação do sistema de alertas(70%).
- Escrita do relatório de estágio (20%).

Condições

Projecto não será financiado

Orientador

Pedro Henriques Abreu
pha@dei.uc.pt 📩