Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 23:01:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Construção de um Modelo de Recomendação de Tratamento para Doentes com Cancro de Mama

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

Atualmente a escolha de tratamento para eliminar/controlar uma doença é tão importante como o seu diagnóstico precoce. Este cenário ainda é mais pertinente em contextos onde a taxa de mortalidade da doença é bastante elevada como as doenças oncológicas.
Dentro das doenças oncológicas existem as mais frequentes como o cancro de mama na mulher ou o cancro de pulmão no homem, onde a estratégia de tratamento está bem definida e tem vindo gradualmente a obter excelentes resultados. Contudo, esta situação altera-se para as doenças consideradas mais raras. Normalmente o que acontece nestes cenários é que o tratamento escolhido é adaptado tendo como modelo uma patologia mais frequente. Porém, esta situação está longe de ser ideal.

Objetivo

Neste contexto, pretende-se desenvolver um sistema de recomendação de tratamento para uma patologia considerada rara: cancro de mama no homem.
Tendo como base informações reais de pacientes, pretende-se que o sistema a desenvolver seja capaz de recomendar estratégias de tratamento mediante a personalização do paciente.
No final deste trabalho, será possível averiguar se a estratégia a utilizar será semelhante ou não à utilizada no cancro de mama na mulher.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo sobre o estado da arte englobando sistemas de recomendação (25%).
- Estudo sobre o estado da arte em visualização de informação (25%).
- Definição do conjunto de variáveis a utilizar com vista à caraterização do doente (tendo por base a revisão da bibliografia)(25%).
- Escrita do relatório intermédio (25%).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Criação de um sistema de recomendação mediante a personalização do paciente. Esta etapa inclui definição da função objetivo a ser utilizada, escolha e comparação de desempenho de algoritmos de feature selection, definição da abordagem do sistema de recomendação a adoptar (50%).
-Criação de um módulo de visualização de informação com as conclusões do projeto. Neste módulo deverá ser usada vários tipos de informação do paciente tais como idade, tratamento efetuado, historial clínico (30%).
- Escrita do relatório de estágio (20%).

Condições

O aluno irá utilizar no seu estudo dados reais de pacientes o que constituirá uma excelente oportunidade para contribuir de forma decisiva para as estratégias a adoptar no tratamento de pacientes com cancro de mama.

Orientador

Pedro Henriques Abreu
pha@dei.uc.pt 📩