Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 01:51:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistemas de Informação para Sarcomas Uterinos

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

Inserido nos cancros uterinos, os sarcomas inserem-se no grupo dos tumores raros. Ao longo dos anos, a investigação nesta área não tem conhecido grandes avanços sobretudo devido ao número escasso de casos. Assim, é necessário uma centralização de um conjunto alargado de casos com vista a extrair informações que possam ajudar o clínico no tratamento desta patologia.

Objetivo

Com este projecto pretende-se dar o primeiro passo para a criação de um sistema de informação nacional de sarcomas uterinos, auxiliando o médico na sua prática clínica diária. O sistema fornecerá uma interface gráfica simples e de fácil utilização, permitindo ao utilizador a inserção, alteração e consulta de dados dos doentes de forma rápida e intuitiva. Permitirá ainda consultas personalizadas dos dados, potenciando assim a identificação dos tratamentos mais adequados ao perfil de cada doente. Todas estas operações deverão ser efectuadas através de um site web que poderá ser acedido por qualquer dispositivo que contenha ligação à internet incluindo smartphones, ipads ou computadores pessoais.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Realizar uma pesquisa sobre sistemas de informação existentes na área (40%)
- Estudo do Domínio e Criação do Modelo de Dados (20%)
- Definição de Classes (20%)
- Escrita do relatório intermédio (20%)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Implementação de Funcionalidades atendendo a diferentes plataformas (smartphone, computador pessoal) que serão divididas em quatro módulos: Gestão de Utilizadores (registo e autenticação no sistema, consulta e alteração de informação pessoal etc.), Registos Médicos (inserção e edição de dados assim como listagens e visualização dos doentes), Pesquisas (execução e criação de pesquisas) e Comunicação (recepção de mensagens com um sumário das actualizações registadas no sistema) (60%)
- Realização de Testes (20%)
- Escrita do Relatório (20%)

Condições

O projecto poderá numa fase posterior ser financiado.
O aluno trabalhará com dados reais de pacientes e dará continuidade a um trabalho que recebeu o prémio de melhor comunicação oral em 2013 nas Jornadas da Primavera

Orientador

Pedro Henriques Abreu
pha@dei.uc.pt 📩