Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 09:33:16 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma Aplicação Móvel para Representação de Cenas como Ferramenta de Auxílio para Daltónicos

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

O daltonismo é uma perturbação visual que origina a incapacidade de diferenciar alguma(s) cor(es). Existem vários tipos de daltonismo, variando o número de cores que o seu portador consegue distinguir.
A percepção de um daltónico da realidade que o rodeia é por vezes muito distinta do ambiente podendo este facto originar-lhe sérias limitações na sua vida quotidiana.
Nos últimos anos vários estudos tem surgido com foco no daltonismo, procurando perceber a sua origem, percepcionar as diferenças de um daltónico para um não daltónico do ponto de vista de aprendizagem, entre outras; contudo, ainda não existe uma ferramenta que seja capaz de auxiliar um daltónico na percepção do ambiente que o rodeia.

Objetivo

Com este projeto pretende-se desenvolver uma aplicação móvel que após a classificação do tipo de daltonismo consiga representar o ambiente que o rodeia utilizando cores e/ou texturas. Esta identificação deverá ser realizada através do uso da câmara presente atualmente nos telemóveis de última geração. De seguida, a aplicação deverá ser capaz de, processando a imagem, criar uma nova, utilizando texturas que possibilitem ao daltónico a identificação de cores na imagem. Esta criação possibilitará ao portador de daltonismo realizar uma interpretação perfeita da imagem.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Caraterização daltonismo atendendo aos diferentes grupos existentes e suas especificidades (20%)
-Realizar uma pesquisa sobre os aplicativos móveis existentes nesta área e códigos (40%)
-Realizar aquisição de imagens de diferentes cenas através de diferentes dispositivos móveis (20%)
- Escrita do relatório intermédio (20%).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
-Desenvolvimento da aplicação móvel que deverá incluir as seguintes funcionalidades: aquisição de imagem e seu processamento que deverá incluir algoritmo de invariância de cor, segmentação de imagem, selecionar cores que o utilizador não vê, substituição de cores por texturas (60%).
-Realização de testes da aplicação que deverão incluir (20%):
-Diferentes dispositivos móveis (testando qualidade da câmara, tempo de vida de bateria, capacidade do armazenamento de imagens)
-Diferentes captações de imagem (variando a hora do dia, o ângulo de captura etc.)
-Um conjunto de portadores de daltonismo (realizando um inquérito de satisfação de utilização de aplicação versus futuros melhoramentos)
- Escrita do relatório de estágio (20%).

Condições

O projecto não será financiado

Orientador

Pedro Henriques Abreu
pha@dei.uc.pt 📩