Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 11:39:26 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

WOW

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O WOW é uma plataforma web-based de gestão integrada de ordens de trabalho (work orders / trouble ticketing) para o suporte, gestão e monitorização de processos de negócio distribuídos (workflow).

O WOW é caracterizado por uma enorme flexibilidade e é adaptável à realidade de praticamente todos os clientes que têm a necessidade de formalizar processos. Isto mesmo é comprovado pelos diferentes contextos onde actuam os clientes que já possuem esta plataforma: Vodafone Portugal, Vodafone Global, Marinha Portuguesa, Banco Caixa Geral, Soporcel, Critical Software, InterAcesso, Papel do Prado, Câmara Municipal Cidade de Maputo.

Com o constante aumento de processos suportados no WOW torna-se imperativo intervir ao nível da usabilidade de toda a componente de administração da aplicação. O trabalho aqui realizado terá impacto directo na produtividade efectiva de todos os administradores da aplicação.
O estágio proposto ao longo deste documento tem como objectivo desenvolver um novo módulo para toda a componente de administração do WOW.
O focus do estágio irá incidir sobre duas componentes fundamentais da aplicação:
• Edição de mapas de estados;
• Configuração de processos.

Objetivo

O presente projecto pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
• Adquirir know-how na arquitectura J2EE, nas frameworks Stripes e Spring, na linguagem JAVA e nas tecnologias HTML, CSS e JavaScript (YUI e Prototype).
• Adquirir know-how no levantamento e especificação de requisitos, arquitectura e desenho, bem como testes para aplicações informáticas (testes de carga, performance e funcionais).
• Adquirir conhecimentos ao nível dos processos de engenharia de software (gestão, quality assurance, desenvolvimento de software, …).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais actividades a desenvolver são:

T1: Familiarização com o ambiente de desenvolvimento, com as tecnologias, com a plataforma WOW e com o processo de desenvolvimento de software em vigor na Critical.

T2: Especificação de requisitos do sistema acompanhada de prototipagem sobre o que se revelar necessário. Desenho do sistema e definição de arquitectura. Nesta tarefa será ainda efectuada a especificação dos casos de testes a executar em T4. A especificação será efectuada com o recurso à linguagem UML utilizando a ferramenta Enterprise Architect.

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa 1 Terminada (KO + 8W)
Tarefa 2 Terminada (KO + 16W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(Continuação de actividades)

T3: Codificação da aplicação. A codificação será acompanhada das actividades de verificação que se considerem necessárias, nomeadamente: inspecções de código a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de unitários realizados pelos estagiários.

T4: Testes de validação do sistema a fim de identificar possíveis comportamentos anómalos bem como de erro. Os testes a executar são especificados na tarefa T2 e seguem o processo de testes definido no sistema de qualidade na Critical. Esta tarefa termina com o módulo instalado e em produção.

T5: Documentação do trabalho realizado. Produção do relatório de estágio e apresentação do trabalho realizado.

Tarefa T3 terminada (KO+24W)
Tarefa T4 terminada (KO+30W)
Tarefa T5 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho.

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Marta Daniela Ferreira Lopes
marta.d.lopes@criticalsoftware.com 📩