Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 17:07:00 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de um sistema que permita tele-presença, acompanhamento e diagnósticos médicos telematicamente sobre uma plataforma de comunicações IMS (IP Multimedia System).

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Nos anos mais recentes os temas que mais interesse têm despertado, no seio da comunidade científica, para fazerem parte da Futura Internet, são a IoT (Internet of Things) e a Cloud Computing. Todavia, ainda não existe nenhuma plataforma que potencie e integre estas duas tecnologias.
No mundo das telecomunicações, o IMS (IP Multimedia Subsystem) foi definido pelo 3GPP (3rd Generation PartnerShip Project) como a arquitectura da visionada - Next Generation of Networks, a qual permitirá o transporte de serviços multimédia com qualidade de serviço.

Tanto a IoT como a Cloud Computing são as tendências da Internet do Futuro. No entanto, a tecnologia IoT baseia-se na diversidade e não na interoperável . Por outro lado, as soluções de computação em nuvem dependem dos prestadores de serviços. Considerando o IP Multimedia Subsystem (IMS) como uma possível solução no cumprimento destes requisitos, existem no entanto muitos desafios que têm de ser ultrapassados para que o IMS possa integrar o IoT e a nuvem.


Objetivo

Neste estágio pretende-se desenvolver uma plataforma para tele-presença, acompanhamento e diagnósticos médicos a efectuar telematicamente, abordando estas questões.

[Domingo, 2012] Mari Carmen Domingo, “An overview of the Internet of Things for people with disabilities”, in Journal of Network and Computer Applications, vol. 35 (2012) 584–596.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Levantamento das necessidades de diagnostico remoto de pacientes, através da interacção com os prestadores de serviços de saúde. Levantamento das necessidades no que respeita a tele-presença e acompanhamento.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

2) Estudo das soluções existentes, bem como das tecnologias que permitem o desenvolvimento do sistema.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

3) Proposta de arquitectura, com soluções IMS. Desenvolvimento de protótipo.
Data de início: Outubro 2012
Duração estimada: 5 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Proposta de arquitectura, com soluções IMS. Desenvolvimento de protótipo.
Data de início: Outubro 2012
Duração estimada: 5 meses

4) Validação e testes, experiência da aplicação.
Data de início: Março 2013
Duração estimada: 4 meses



Condições

nao remunerado.

Orientador

Pedro Furtado, Jorge Sa Silva, Nuno Lopes
pnf@dei.uc.pt 📩