Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 23:18:43 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Proposta e desenvolvimento de prototipo web 2.0 para apoio a pessoas com necessidades especiais

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A melhoria das condições de vida das pessoas com necessidades especiais e também o envelhecimento da sociedade trazem desafios de grande interesse à actualidade. A Internet das coisas tem uma potencialidade enorme de trazer melhorias muito importantes neste domínio [Domingo, 2012]. A área foi identificada como prioritária para financiamento a nível da comissão europeia, e terá um crescimento enorme nos próximos anos, atraindo instituições de apoio a este tipo de pessoas, academia e empresas. No DEI/UC e com inicio num projecto a decorrer, foi criado um grupo de trabalho em “Internet of Things” e em particular esse grupo concentrou-se nesta temática.

Em [Domingo, 2012] é identificada uma arquitectura e as questões mais importantes que se levantam nessa arquitectura, quer a nível de desafios práticos para aplicações concretas, quer a nível de desafios para a tecnologia, para apoio a pessoas com necessidades especiais.

Em termos de tecnologias, é essencial uma arquitectura de middleware que preveja todos os componentes necessários (sensores, camaras, smartphones e outros dispositivos a utilizar, comunicações, sistemas computacionais), e que seja capaz de homogeneizar, abstraindo a heterogeneidade, quer de meios de comunicação (e.g. GPRS, WiMAX, Zigbee), quer de sistemas operativos e plataformas aplicacionais (e.g. Android, I-OS). Algumas tecnologias subjacentes ipodem incluir pilhas protocolares como o 6LowPan e, a nível aplicacional, CoAP, que é uma espécie de interface REST sobre a qual são desenvolvidas aplicações Smart Objects. Finalmente, a integração destas tecnologias com redes sociais é uma possibilidade que permite facilmente por exemplo a um cuidador e cuidado manter o contacto e vigilância.

Objetivo

Com este estágio pretende-se montar um caso de estudo e propor um middleware que dê suporte a este tipo de aplicações no contexto do caso de estudo. O caso de estudo será levantado pelo estagiário, no contexto de colaboração com uma instituição de apoio a pessoas com necessidades especiais.

No seio deste estágio colaboraremos com uma instituição de apoio a pessoas com necessidades especiais da área de Coimbra (APCC).

[Domingo, 2012] Mari Carmen Domingo, “An overview of the Internet of Things for people with disabilities”, in Journal of Network and Computer Applications, vol. 35 (2012) 584–596.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Levantamento das necessidades das pessoas com necessidades especiais, através de interacção com os prestadores de serviços e os utentes de uma instituição de apoio.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

2) Estudo das tecnologias que permitem o desenvolvimento de um middleware para IoT de apoio a pessoas com necessidades especiais.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Proposta de arquitectura, com soluções de resolução de heterogeneidade, self-management, mobilidade, privacidade e segurança. Desenvolvimento de protótipo.
Data de início: Outubro 2012
Duração estimada: 5 meses

4) Validação e testes, experiência de aplicação no contexto da instituição de apoio a pessoas com necessidades especiais.
Data de início: Março 2013
Duração estimada: 4 meses


Condições

Este estágio não é remunerado. Se possivel, pretendemos oferecer um prémio de 800 euros no final do estagio.

Orientador

Pedro Furtado, Jorge Sa Silva, Nuno Lopes
pnf@dei.uc.pt 📩