Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 04:23:50 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Software de Facturação baseado ferramentas open-source para Industrias de Panificação

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Espariz, Tábua ou Coimbra

Enquadramento

A Padaria de Espariz é uma empresa em nome individual sediada em Espariz, concelho de Tábua. A actividade da empresa está enquadrada na panificação, distribuição e venda de pão a clientes individuais ou pessoas colectivas, tendo como área de actuação os concelhos de Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital através de 6 veículos de venda porta-a-porta. Com a recente alteração á legislação e necessidade de utilização de software certificado surge uma nova necessidade para que as vendas feitas por cada um dos seus veículos de distribuição possam ser feitas recorrendo a software certificado. Face a este novo problema, várias soluções foram estudadas mas nenhuma delas vai totalmente ao encontro das necessidades da empresa. Neste momento a empresa tem uma solução de mobilidade a funcionar baseada em Tablets com Windows, impressoras Bluetooth e Software certificado, utilizando outro software no backoffice, o que não permite integrar toda a facturação numa só solução de software vertical a todo o negócio.

Objetivo

Compreender o modelo de negócio das empresas de panificação
Desenvolvimento de software de facturação (certificado) para dispositivos móveis (tablets, telemoveis) incluindo o desenvolvimento de BackOffice para gestão centralizada.
Utilização de ferramentas open-source de modo a que permite que a maioria das PME’s possam adquirir hardware a custos mais reduzidos, minimizando o investimento.
Aplicação dos conhecimentos de Engenharia de Software, dimensionamento de bases de dados e sistemas móveis a um caso real.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Planeamento de desenvolvimento do software a implementar [Set/Dez]
T2 – Estudo dos diferentes planos de desenvolvimento de software, do qual resultará a escolha do modelo a adoptar [Set-Out]
T3 – Definição dos templates a utilizar na documentação técnica [Out]
T4 – Estudo do modelo de negócio da empresa de panificação [Out-Nov]
T5 – Análise dos requisitos para que um software de facturação possa ser submetido a certificação [Out/Dez]
T6 – Análise dos requisitos do software a implementar [Out/Dez]
T7 – Dimensionamento da base de dados do sistema [Nov]
T8 – Estudo das tecnologias a utilizar [Nov-Dez]
T9 - Elaboração de documentação e relatório intermédio. [Dez-Jan]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T1 – Especificação e Design do Software (Interfaces/Base de dados/Core da Aplicação) [Jan-Fev]
T2 – Prototipagem [Fev-Mar]
T3 – Implementação [Abr-Mai]
T4 – Teste [Mai-Jun]
T6 – Integração da aplicação em ambiente de produção [Mai-Jun]
T7 – Submissão do Processo de Certificação [Jun]
T8 – Escrita do Relatório final [Mai-Jun]

Condições

multiplataforma de modo a que possa ser utilizada em tablets com Windows, Android ou IOS. A comercialização do software poderá apenas ser feita pelo seu autor da qual terá os seus direitos, excepto se no final do estágio o autor optar por ceder os direitos à empresa. No entanto, todo o código fonte terá que ser cedido à empresa na entrega final de modo a que possam ser feitas futuras actualizações. A empresa entregará uma bolsa de mérito até ao valor máximo de 500 € (Quinhentos euros) dependendo do desempenho, da nota obtida no estágio e da aplicabilidade da aplicação ao negócio.

Observações

Tratando-se de uma empresa de panificação que não tem nas suas instalações o ambiente mais adequado para o desenvolvimento de software propõe-se que o local de trabalho do aluno seja no Departamento de Engenharia Informática, estando o orientador da empresa disponível para reuniões semanais nesse mesmo Departamento. Neste caso, propõe-se um acompanhamento mais exaustivo por parte do orientador da Universidade para que o aluno cumpra os requisitos curriculares. O aluno poderá aproveitar esta aplicação para projectar um modelo de negócio para este tipo de organizações, nas quais a utilização de novas tecnologias ainda está numa fase embrionária.

Orientador

Bruno Alexandre Fonseca Santos
brunoalexsantos@hotmail.com 📩