Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 03:37:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

HeartSafe - Sistema eHealth para a avaliação da função cardíaca

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

LInC - CISUC

Enquadramento

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte (45%) nos países desenvolvidos e uma das principais fontes de hospitalização. As DCV têm um elevado impacto na qualidade de vida e estão intimamente ligadas ao envelhecimento. Na europa, projecta-se que a população com mais de 65 anos venha a atingir 20% da população em 2025. Estes factores estão a aumentar a pressão sobre os sistemas de saúde europeus. A insuficiência cardíaca (IC) – a patologia que é a principal causa de hospitalização nas pessoas com idades superior a 65 anos – tem uma prevalência de 10 milhões de doentes na europa. Presentemente, não existe um acompanhamento continuado, levando a episódios frequentes de descompensação com hospitalização, os quais resultam normalmente após recorrência na morte destes pacientes. No outro extremo da vida, os neonatais têm frequentemente estadas nos cuidados intensivos por descompensação cardiovascular induzida por hipertensão pulmonar do recém-nascido. Este é um outro grupo de pacientes em que o estudo da função cardiovascular constitui um desafio. A implementação de estratégias efectivas de medicina preventiva assentes em homecare continuado necessita de soluções robustas para a detecção precoce de descompensações de IC. Neste contexto, o som cardíaco (SC) é um sinal vital interessante, dado que codifica o estado mecânico do músculo cardíaco, tendo sido até à recente introdução da ecocardiografia o sinal por excelência no diagnóstico e prognóstico do sistema cardiovascular na prática clínica.
Nos últimos anos tem vindo a ser desenvolvida no laboratório de Informática Médica do CISUC um sistema para o processamento do SC que visa a extracção de três medições de diagnóstico chave à caracterização do estado do sistema cardiovascular e ao prognóstico da IC. Pretende-se evoluir a solução para uma solução multicanal por forma a explorar a redundância das fontes de informação para conferir à solução acrescida robustez. Este trabalho está enquadrado por dois projectos de investigação: o projecto FCT HeartSafe e o europeu projecto Welcome.

Objetivo

Pretende-se o desenvolvimento de uma solução efectiva para a aquisição e anotação de sinais de auscultação cardíaca multicanal.

O objectivo científico principal da presente dissertação é a investigação de algoritmos para a recolha efectiva de sinais que permitam realizar a avaliação autónoma da função cardíaca por recurso à auscultação multicanal.

Os sinais acústicos resultantes do processo de auscultação poderão estar contaminados com ruídos diversos de origem fisiológica e do ambiente envolvente. Pretende-se seguir aqui duas abordagens: uma primeira centra-se na selecção de sinal; uma segunda passará pela reconstrução do biosinal por recurso a características fisiológicas e redundância das fontes de informação.

Como Segundo objectivo da presente dissertação, o candidato deverá desenvolver um sistema para a recolha e anotação de sinais cardíacos integrando sensores existentes numa plataforma a desenvolver pelo candidato.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Levantamento de requisitos da plataforma de aquisição de sinais
Design e implementação da plataforma de aquisição multimodal e de anotação de sinais de auscultação
Elaboração do estado da arte relativa à selecção e reconstrução de biosinais

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Desenvolvimento e teste do algoritmo de selecção e reconstrução de biosinais
Testes em ambiente simulado e hospitalar.
Escrita da dissertação

Condições

Poderá ser oferecida uma bolsa no âmbito do projecto HeartSafe ou Welcome

Orientador

Paulo de Carvalho e Rui Paiva
carvalho@dei.uc.pt 📩