Propostas de Estágio 2012/213

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 17:11:27 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

SmartTV+Web: UbiwhereTV+UbiwhereRM

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

O presente projecto pretende actualizar os canais de comunicação internos da empresa. A Ubiwhere sofreu um grande crescimento nos últimos anos e os projectos têm aumentado de forma exponencial. Devido a este rápido crescimento é possível que alguns colaboradores tenham perdido a noção de todas as frentes em que a empresa está a lutar actualmente e o quão rápido e cimentado está a ser o seu crescimento. Para além disso, e também fruto do rápido crescimento da Ubiwhere, o número de clientes e colaboradores externos aumentou consideravelmente sendo difícil manter um perfil actualizado de cada um deles com as ferramentas actualmente disponíveis na empresa. Ainda mais crítica é a actual gestão de potenciais clientes e colaboradores pois uma má gestão desta componente pode significar a perda de um negócio importante para a empresa.
Para responder a esta situação, a empresa está interessada em desenvolver dois novos canais de comunicação internos denominados UbiwhereTV e UbiwhereRM.

O projecto UbiwhereTV tem como principal motivação o "broadcast" de notícias, eventos, projectos, mensagens internas e agenda da empresa. Deverá consistir numa página web desenhada/orientada para ser visualizado em ecrãs de grandes dimensões e que apresentará a informação mencionada previamente. Pretende-se desta forma, manter constantemente actualizados os colaboradores internos da empresa acerca das actividades da mesma, o que se espera que contribuirá para um aumento da sua motivação e espírito de equipa.


O cliente é a principal fonte de rendimentos de uma empresa. Desta forma, a gestão da interacção com o mesmo deve ser feita com especial cuidado de forma a rentabilizar ao máximo esta relação tanto do ponto de vista do cliente como do ponto de vista da empresa. Tendo em conta esta afirmação, através do projecto UbiwhereRM a empresa espera alcançar os seguintes objectivos:

- Aumentar o número de clientes/colaboradores da empresa ( melhor exploração de potenciais clientes/colaboradores )
- Aumentar o ciclo de vida do cliente/colaborador ( fidelizar o cliente/colaborador )
- Aumentar a margem de lucro para cada cliente/colaborador ( Analisar as necessidades de cada cliente/colaborador e responder de forma optimizada às mesmas )

Pretende-se com o projecto UbiwhereRM o desenho de um CRM ( Customer Relationship Management ) que permita manter actualizada toda a informação relativa a clientes/colaboradores e potenciais clientes/colaboradores da empresa. Deverá ser desenhado então um portal web que mantenha actualizada uma lista de clientes/colaboradores e potenciais clientes/colaboradores sendo que para cada um deles deverá ser registada informação relevante tal como: análise de produtos, eventos/projectos em que participa, gestão de contactos e interacções anteriores com a empresa.

Objetivo

Concepção de User Interfaces WeConcepção de Imagem de Marca para os Projectos

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Análise dos sistemas existentes (na empresa e externos) (M1 – M2)
- Soluções de Mobilidade, aplicações móveis
- Aplicações nativas líderes para as plataformas destino
T2 – Análise e Especificação dos Requisitos do Sistema (M3)
- Análise dos Requisitos do projecto
- Especificação de Requisitos para a imagem do projecto
T3 - Concepção de Caderno Gráfico do Projecto (M3/4)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – UbiwhereTV (M4/5)
T5 – UbiwhereRM (M6/7)
T7 – Testes de Usabilidade (M8)
T8 – Escrita do Relatório (M9)

M1 – Primeiro Mês do projecto
(M...)
M9 – Nono Mês do projecto

Condições

Mediante avaliação dos candidatos poderá haver lugar à atribuição de uma Bolsa Talento Ubiwhere

Orientador

Ricardo Preto
rpreto@ubiwhere.com 📩