Lista Definitiva de atribuições de Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 08:08:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Novos paradigmas de visualização de dados em larga escala

Área Científica

Design e Multimédia

Local do Estágio

DEI-FCTUC/SAPO

Enquadramento

A área da visualização de dados é uma área de investigação que se foca no uso de técnicas de visualização para ajudar pessoas a explorar, descobrir e analisar grandes quantidades de dados. Esta área dedica-se assim a estudar, desenvolver e avaliar novas formas e ferramentas de visualização de dados, centra-se no estudo e discussão dos princípios do design, nas estratégias de interação com os utilizadores e nas várias formas de representar a informação.
A “Máquina do Tempo” (http://maquinadotempo.sapo.pt) e a “Grande Área” (http:// grandearea.desporto.sapo.pt) são dois casos de estudo de ferramentas web de visualização de informação de dados em larga escala desenvolvidas no SAPO.

Objetivo

Dos principais desafios encontrados durante o desenvolvimento destas visualizações (Máquina do Tempo e Grande Área), e que não estão, de todo, resolvidos, salientam-se a visualização de dados em larga escala (dezenas de milhões de documentos) e a própria representação dos dados (grafos por exemplo). E daqui garantir que é possível extrair informação nova e conhecimento a partir da visualização, bem como que a visualização é interativa, dinâmica e de fácil utilização para o utilizador comum;
Esta proposta centra-se nos desafios acima mencionados e no estudo e desenvolvimento de novas abordagens e alternativas ao estado de arte atual.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1: Análise dos dados disponibilizados;
T2: Estudo do estado-da-arte na área da visualização de informação; T3: Definição de abordagens para a visualização dos dados;
T4: Apresentação de propostas para a visualização dos dados.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T5: Definição dos requisitos;
T6: Estudo das ferramentas open-source para visualização de dados;
T7: Adaptação das ferramentas identificadas para o problema de visualização de dados definido;
T8: Desenvolvimento de uma plataforma dedicada para a visualização de dados;
T9: Implementação dos testes de qualidade e performance da plataforma;
T10: Implementação dos testes de usabilidade da visualização de dados desenvolvida, com utilizadores reais.

Condições

O estágio é remunerado.
O local preferencial de realização do estágio será no SAPO, no edifício da sede da PT, em Lisboa (Picoas). No entanto, o estágio poderá ser realizado no departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, se esta condição for um elemento facilitador para o aluno.

A orientação será feita remotamente, numa base diária, e presencialmente, numa base semanal/ quinzenal, de acordo com o perfil do aluno.

Observações

Earl Rennison, “Galaxy of News – An Approach to Visualizing and Understanding Expansive News Landscapes”. Proceedings of the 7th annual ACM symposium on User interface software and technology, California, United States, 1994.
Daniel Keim, “Information Visualization and Visual Data Mining”. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 7, no. 1, 2002.
Herman, Ivan, Guy Melançon, and M. Scott Marshall. "Graph visualization and navigation in information visualization: A survey." Visualization and Computer Graphics, IEEE Transactions on 6.1, 2000, pages 24-43.
Referências bibliográficas:
!Marko Grobelnik, Dunja Mladenic “Visualization of News Articles”. Informatica Journal, 2004.
Spence, Robert, and A. Press. "Information visualization.”, 2000. !Outras Referências:
!“D3.js - Data-Driven Documents”, disponível em http://d3js.org
“Sigma”, disponível em http://sigmajs.org
“Visualizing.org”, disponível em http://www.visualizing.org
“knight Foundation”, disponível em http://www.knightfoundation.org
“Data Journalism and data visualisation | The Guardian” disponível em http://www.theguardian.com/data

Orientador

Jorge Teixeira
jorge-teixeira@telecom.pt 📩