Lista Definitiva de atribuições de Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 00:22:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

O Design de Superfícies Complexas: exploração de padrões tridimensionais

Área Científica

Design, Architecture, Computational Sciences

Local do Estágio

DARQMDM/DEI

Enquadramento

O Design de Superfícies (DS) como área de pesquisa e desenvolvimento encontra-se em constante desenvolvimento e exploração, reinventando-se o design de acordo com o surgir de novas tecnologias e materiais.

A crescente necessidade de iteração entre artefacto e usuário torna o campo exploratório ainda mais vasto no que diz respeito às respostas do design concebido. Sob a perspectiva gráfica, os padrões bidimensionais incorporam-se ao volume tridimensional, onde a superfície simples pode-se tornar complexa uma vez que são exploradas as diversas potencialidades morfológicas, interactivas e generativas.

A metamorfose entre o campo bidimensional e o tridimensional de uma superfície é concebida através de desenvolvimentos algorítmicos na concepção do artefacto artístico. No âmbito formal/estrutural, as superfícies complexas emergem do design paramétrico e são resultado do processo de criação de padrões.

O aspecto generativo deste processo exploratório ocorre tendo em conta o carácter evolutivo e interactivo do DS.

Objetivo

- Estudo dos padrões/texturas e do Design de Superfície (DS), compreensão do estado da arte, exploração na área do design de superfícies complexas, design paramétrico e suas referências tecnológicas e artísticas.

- Compreensão e domínio dos processos contemporâneos de D2A2D (Digital / Analógico / Digital), através da execução de experiências que se iniciam com a modelação paramétrica e programação dos elementos (fase digital inicial).

- Criação de algoritmo construtivo como ferramenta de construção, manipulação e simulação de superfícies generativas, através de programação visual (Grasshopper) e modelação (Rhinoceros).

- Exploração dos resultados, das ferramentas e do processo digital incorporado em projecto prático.


Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da informação existente sobre o estado da arte e discussão das potencialidades de projeto.

- Elaboração e defesa de relatório intermédio (entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015).


Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Programação explicita de modelos paramétricos, cinéticos e/ou reactivos (Utilização de Rhinoceros, Grasshopper, Kangaroo, FireFly) utilizando diversas técnicas construtivas.

- Criação de algoritmo construtivo como ferramenta de construção, manipulação e simulação de superfícies generativas, através de programação visual (Grasshopper) e modelação (Rhinoceros).

- Criação de conteúdos multimédia que incluam o protótipo físico e a sua utilização real ou virtual, utilizando técnicas de visualização de Realidade Amplificada.

- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respectivos conteúdos multimédia.

- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respectivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- O orientador realizou um número vasto de projetos abordando esta temática, podendo por esta razão providenciar alguns modelos que poderão servir de referência para o trabalho de estágio.
- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas cadeiras de Arquiteturas Virtuais e de Modelação e Animação durante o primeiro semestre de 2014/2015 e na cadeira de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares e não seja posto nenhum entrave pela direção, os estagiários poderá assistir e participar ativamente.

Observações

Competências:

Modelação e programação 3D

Orientador

Mauro Costa Couceiro
couceiro@dei.uc.pt 📩